(veio só em abril, sim, nem vem, me deixem)
✎ nós, os desertores de classe: como os livros de Édouard Louis ajudaram a nomear as angústias da minha ascensão social, da Nara Gonçalvez.
🎶 formas de afeto: Vera Iaconelli e Geni Núñez falam sobre a crise do cuidado, maternidade, monogamia e outras possibilidades de amor, no podcast da Quatro Cinco Um.
✎ quem é a mulher na banheira de Hitler (e o judeu que a fotografou)?, da Lyara Vidal, no Universa, e destaco:
Não foi um romance épico, cheio de marcos e declarações. Foi algo que viveu nas entrelinhas. Nos telegramas. Nas fotos sem autoria, classificadas como "Miller/Scherman". Em como David viu Lee como aliada, profissional, amiga e companheira, não ameaça ou posse. De como ele ajudou a abrir caminhos num mundo tão machista. Na gentileza com que ele a fotografou quando o mundo já não a achava mais uma musa.
Ali estava uma história que não cabia nos moldes tradicionais. Que a História não sabia como encaixar, então relegou ao rodapé. Não era a história de um casal. Era a história de dois seres humanos que se viram de verdade.
✩ tudo sobre Vênus: em Áries, retrógrada, novamente estrela da manhã, e no retorno à Peixes, da Ísis Daou, na sempre ótima Meio do Céu, e essa leitura bonita sobre Vênus — que é mais sobre o desejo que qualquer outra coisa.
✎ o ponto, sempre e simplesmente era nós duas: um ensaio sobre melhores amigas, e eu cansada de toda edição recomendar texto da Isa Sinay. mentira, então segue esse ótimo escadinhas que eu queria imprimir e dar pra cada uma das pessoas com quem eu me relaciono na vida.
✎ chichá do Arouche: a árvore que testemunhou a história LGBTQIA+ de São Paulo, na Diadorim: você já chorou com o relato sobre uma árvore hoje?
🎶 João Gomes, Bad Bunny e o Carnaval contra o fim do mundo 🤔, edição especial de carnaval com Adelaide Ivánova, na Cajueira. leiam, sério, leiam!
𖦹 superlatina lê: Cien años de soledad: esse projetão que é a superla tá promovendo seu primeiro clube de leitura em espanhol! bom pra quem quer praticar a língua, expandir o vocabulário e explorar as relações entre e a história da Colômbia. tudo conduzido por mi amor Juliana Ángel-Osorno, melhor companhia y professora que hay. bora!

Dicas sempre valiosíssimas! Obrigada Isa